segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tudo sobre a Dengue...

Introdução 
A Dengue é classificada como uma virose, ou seja, uma enfermidade causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa saudável através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Esta doença pode se manifestar de duas maneiras: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Dengue Clássica
Os sintomas são mais leves. O doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a baixar a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Na forma clássica, dificilmente ocorrem complicações, porém alguns doentes podem apresentar quadros de hemorragias leves na boca e também no nariz.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez)
Neste caso a enfermidade apresenta-se de forma mais grave. Nos cinco dias iniciais, os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Contudo, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias (sangramentos) em vários órgãos do corpo e choque circulatório. Podem ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais fortes e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não acontecendo um acompanhamento médico e tratamento adequado, a pessoa doente pode falecer.

É no verão que esta doença faz um número maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra excelentes condições de reprodução. Nesta época do ano, as temperaturas altas e o alto índice pluviométrico (grande quantidade de chuvas), aumentam e melhoram o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus velhos, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea deste inseto depositar seus ovos. Outro fator que torna os grandes centros urbanos locais preferidos deste tipo de inseto é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano. 
Como não existem formas de acabar totalmente com o mosquito, a única maneira de combater a doença é por fim aos locais onde a fêmea se reproduz.

Tratamento:
No caso da dengue clássica, não há um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se descanso e alimentação baseada em frutas, legumes e líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o surgimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
mosquito da dengue - foto
No caso mais grave, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento, com perdas de sangue e até mesmo choque circulatório.

Curiosidades:
- O ovo de Aedes Aegypti pode permanecer vivo em ambiente seco por quase um ano. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá nascer uma larva e, logo em seguida, o mosquito.
- A dengue não passa de pessoa para pessoa, nem mesmo através de frutas, legumes, outros alimentos ou uso de objetos.

domingo, 26 de junho de 2011

5 Maneira para curar a gripe...

Nos humanos, os sintomas mais comuns da Gripe são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Leia mais para saber sobre maneiras de se recuperar da Gripe.

1. Obter tratamento rapidamente

Se suspeitar que você tem a gripe, a melhor coisa a fazer é chamar o seu médico ou vá para o centro de cuidados médicos que devem ser diagnosticada a gripe e  procurar tratamento. O teste rápido da gripe retorna resultados dentro de aproximadamente 15 minutos. Se você testar positivo para gripe, pedir uma receita para o zanamivir (Relenza) ou oseltamivir (Tamiflu). Cada um é um tratamento eficaz para a gripe conhecidas para reduzir a gravidade dos sintomas e o curso da doença. A chave, porém, é que ambos os medicamentos deve ser iniciado dentro de 24 a 48 horas do início dos sintomas.

2. É fundamental que você descanse

Se vai ou não ter sido oficialmente diagnosticado com a gripe, é fundamental que você descansa para se recuperar da gripe. Entre a fadiga, febre, calafrios e sintomas respiratórios, é improvável que você será capaz de fazer qualquer coisa. Ouça o seu corpo e descanse. Quando você começa a se sentir melhor, resistir ao desejo de retornar imediatamente ao ritmo da vida diária. Se você fizer isso muito em breve você poderá sofrer uma recaída. Manter-se em repouso por pelo menos 72 horas depois que a sua temperatura voltou ao normal.

3. Agaselhe-se bem

Arrepios são um outro sintoma da gripe. O melhor tratamento para aliviar calafrios é a de adicionar camadas de roupa e cobertores. Usar um par de meias para a cama. Envolva-se em outra túnica. Jogue uma colcha sobre a cama. Se tudo isso falhar, tomar um banho quente na banheira ou chuveiro. Lembre-se, no entanto, que a imersão em uma banheira de água quente não é uma boa idéia se você estiver tendo uma febre alta. Ele fará com que sua febre eleve ainda mais.

4. Bebida para a sua recuperação

Se você tiver gripe, provavelmente você tem uma febre. É normal que a febre resulta em uma perda de apetite. Não se preocupe em comer sólidos até lhe apetecer. O que você precisa fazer para garantir é que você se manter bem hidratado para se recuperar da gripe. É melhor evitar o leite, com cafeína e bebidas alcoólicas. Estes contribuem para a produção de muco e desidratação. Chá, água e caldo são excelentes opções. Preste atenção para os sinais de desidratação, incluindo uma boca seca, lábios rachados, olhos encovados e micção reduzida.

5. Remedios de balcão para tratar a gripe

O risco de usar remédios de balcão contra a gripe é mais que combinam ingredientes, e é fácil para acidentalmente por overdose. Muitos remédios, como contêm paracetamol, e se você tomar alguns medicamentos diferentes, a gripe pode resultar em intoxicação por acetaminofen. Sem tratamento de emergência, intoxicação por paracetamol pode provocar insuficiência hepática e morte em poucos dias. Sua melhor aposta é usar over-the-counter medicamentos, como último recurso e limitar o número de remédios que você usar em simultâneo. Evite todas as over-the-counter medicamentos que contenham aspirina. Aspirina contendo produtos foram mostrados para causar a Síndrome de Reye, uma condição potencialmente fatal, tanto em crianças e adultos. Olhe para o termo “aspirina” na embalagem ou “ácido acetilsalicílico” na lista de ingredientes. Acetaminofeno e ibuprofeno são aprovados para uso com moderação para tratar a febre e dores musculares associados com gripe.