sexta-feira, 24 de junho de 2011

Catapora (transmiçao e tratamento)

A catapora ou varicela é um problema pouco grave, desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com uma resistência física, muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como: uma infecção bacteriana secundária, porque muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas estiverem com um líquido amarelo, significa infecção; pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como os pulmões; encefalite é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as sequelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente ou negligente, a doença pode até matar.

No seu tratamento antes da toma de qualquer medicação, um dos conselhos é nunca coçar. As bactérias são invisíveis e podem infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias. Deve-se ter cuidado com alguns locais. A toma de banhos com permanganato de potássio, são sempre aconselháveis para aliviar a comichão e cicatrizar as feridas rapidamente. 


Nota Importante



Dissolva um pacote ou um comprimido em 5 litros de água. Se for no inicio da infecção, antibióticos podem ser receitados. Procure sempre um médico antes de tomar qualquer remédio. Se as dores de cabeça forem fortes, é possível que tenha surgido alguma complicação. 



Dicas de receitas naturais para tratar catapora



Use nas febres da catapora:

Chá do Aipo - Colocar a ferver: 50g de raiz de aipo num litro de água durante 10 minutos. Tomar uma chávena de chá várias vezes por dia.

Chapéu-de-couro (erva nativa da família das alismatáceas, planta nativa do Brasil) - Ferver: 30g de folhas secas de chapéu-de-couro num litro de água durante 5 minutos. Usar a água fervida para lavar os lugares afectados, usar de 2 a 3 vezes ao dia. Também pode ser usado em compressa.

Chá da Melissa – Realizar a infusão 20g de folhas frescas de melissa num litro de água durante 30 minutos. Tomar uma chávena de chá, de 4 a 5 vezes ao dia.

Chá do Eucalipto - Colocar a ferver 50g de folhas verdes ou secas de eucalipto num litro de água durante 5 minutos. Deixar em infusão até ficar morno. Banhar o corpo todo com a água fervida, uma vez ao dia.

Fontes:http://www.ruadireita.com/saude/info/complicacao-e-tratamento-da-catapora/

Roseula (tratamento transmiçao e outros)

Quais são os sintomas? 

A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir:

• febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio
• além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarréia, falta de apetite e de energia
• quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias. 

Preciso procurar o médico? 

Como precaução, é melhor conversar com o pediatra. A maioria dos médicos prefere ser avisada de uma febre tão alta em uma criança de menos de 2 anos. O médico deve orientá-la a observar a criança e prestar atenção para ver se a erupção aparece depois de alguns dias. Se a febre persistir por mais de três dias ou a erupção for diferente da descrita, é melhor levar a criança de volta ao médico. 

Qual é o tratamento? 

Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas.

Na fase da febre, mantenha seu filho confortável, dando bastante líquido para evitar a desidratação. Administre antitérmicos se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre vai embora, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias, portanto arme-se de paciência. Logo ela estará novinha em folha. 

Pode haver alguma complicação da roséola? 

A febre alta provocada pela roséola às vezes pode causar uma convulsão febril, que pode ser assustadora, embora na maioria dos casos não traga nenhuma consequência à saúde da criança. Em situações muito raras, o estágio febril da doença pode levar à meningite ou, mais raramente ainda, à encefalite (inflamação do cérebro).

Mas, durante a fase febril, ainda não dá para saber se se trata de roséola, porque a erupção só surge depois. Isso quer dizer que seu filho estará sob observação por causa da febre alta, e qualquer sintoma preocupante (letargia, confusão mental ou qualquer coisa que assuste você) deve ser comunicado ao médico. 

Adultos pegam roséola? 

A maioria das pessoas tem anticorpos para a roséola já aos 4 anos de idade, mesmo sem nunca ter tido a doença. Em certos casos, um adulto com o sistema imunológico comprometido, como uma pessoa submetida à quimioterapia, pode sofrer uma infecção devido à reativação do vírus, numa espécie de herpes zóster. 

Estou grávida e fui exposta ao vírus. Há perigo? 

Como praticamente todos os adultos são imunes à doença, em princípio não há nenhum risco. Não existem registros científicos de consequências negativas da roséola na gravidez.

Fontes:http://brasil.babycenter.com/baby/saude/roseola/#8

Sarampo (tratamento, transmiçao e outros)

O´que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.
Quais os sintomas?
Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.
Como se transmite?
A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.
Como tratar?
Não existe tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas.
Como se prevenir?
A doença torna-se mais grave quando atinge mães em período de amamentação, crianças desnutridas e adultos Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade

Bonquite (tratamento e o´que fazer)

Causas e tratamento da bronquite em crianças e bebês. A bronquite é uma inflamação dos brônquios, acompanhada de tosse e expectoração. A bronquite é uma inflamação das principais vias aéreas para os pulmões. A bronquite pode ser de curta duração (aguda), ou crônica, ou seja, que dura por muito tempo e aparece com frequência.

Causas da inflamação dos brônquios

Deve-se, na maioria dos casos, a um catarro ou a uma gripe. A bronquite aguda, geralmente segue a uma infecção respiratória, e afeta inicialmente o nariz, os seios paranasais e a garganta, e logo se propaga até os pulmões. Algumas vezes, uma pessoa pode adquirir outra infecção bacteriana (secundária) nas vias respiratórias. Isso significa que, além dos vírus, existem bactérias que estão infectando as vias respiratórias.

As crianças correm riscos de bronquite aguda, se:

Os bebês e crianças pequenas têm maior risco de bronquite durante seu desenvolvimento, se seus pais fumam, ou se têm uma doença cardíaca ou pulmonar adjacente.

A bronquite crônica nas crianças

A bronquite crônica é uma infeccção de longa duração. As pessoas têm tosse que produz mucosidade excessiva. Para fazer o diagnóstico de bronquite crônica se requer que a pessoa tenha tosse com mucosidade durante a maioria dos dias do mês, durante pelo menos 3 meses.
A bronquite crônica também se conhece como doença pulmonar obstrutiva crônica, ou como EPOC, para abreviar (O enfisema é outra variante de EPOC). À medida que esta infecção se agrava, a pessoa apresenta cada vez mais dificuldade para respirar, tem dificuldade para caminhar ou realizar esforços físicos e pode precisar de oxigênio suplementar de maneira regular. A fumaça dos cigarros, é a principal causa de bronquite crônica. A gravidade da doença, muitas vezes depende de quanto tenha fumado ou por quanto tempo tenha sido exposto à essa fumaça.
Os seguintes fatores podem agravar a bronquite: a poluição do ar, certas ocupações (como a extração de carbono, a fabricação de têxteis e a manipulação de grãos), as infecções e as alergias.

Tratamento da bronquite

Em geral não requer tratamento antibiótico. Para amolecer o muco, convém que a criança tome muito líquido. Se a tosse for seca, convém dar um antitussígeno. Pelo contrário, se na tosse se elimina secreções, não é indicado dar medicamentos para cortar a tosse. Contribuem para reter o muco nos pulmões, situação que favorece a infecção. 
Não se necessitam antibióticos para a bronquite aguda, causada por um vírus. A infecção geralmente se resolve espontâneamente em uma semana. Pode-se tomar as seguintes medidas para alcançar algum alívio:
Paracetamol para a febre. NÃO SE DEVE admnistrar aspirina às crianças.
Descansar.
Tomar muito líquido .
Utilizar vaporizador ou vapor no banho.
NÃO fumar perto da criança.
Se os sintomas não melhorarem, o médico pode receitar um inalador para abrir as vias respiratórias e receitará antibióticos se acreditar que a pessoa tem uma infecção bacteriana secundária.

Fontes:http://br.guiainfantil.com/saude/179-bronquite/225-a-bronquite-em-bebes-e-criancas.html

Caxumba (tratamento, transmiçao e outros)

O que é Caxumba
É uma doença infecciosa que gera edema nas glândulas salivares, podendo ser dos dois lados do maxilar ou apenas em um. É causada pelo vírusParamyxovirus. Essa doença é mais comum em crianças que já frequentam a escola. Porém, podem também ocorrer em adultos jovens que não foram vacinados.
Transmissão da caxumba 
- A transmissão ocorre através da saliva e de secreções das vias aéreas.
- No inverno ocorre o maior número de casos da doença. 
Principais sintomas (após a infecção com o vírus, os sintomas costumam aparecer de 2 a 3 semanas):
- Dor nas glândulas salivares, que estão localizadas na região do pescoço (logo abaixo das mandíbulas);
- Mal-estar;
- Febre;
- Processo de deglutição doloroso;
- Em alguns casos podem ocorrer complicações advindas da doença. As principais são: orquite (os testículos ficam inchados e doloridos), dor e inchaço na região dos ovários, vômitos, pancreatite, dor de cabeça, rigidez na nuca, surdez e meningite viral.
Prevenção:
- Os bebês devem receber a vacina que é dada entre 12 e 15 meses de idade (entre 4 e 6 anos ocorre o reforço);
- Evitar contato com saliva e secreções das vias aéreas de pessoas com a doença.
Curiosidades:
- Algumas pessoas não desenvolvem sintomas ao contraírem caxumba;
- Em casos raros, o vírus da caxumba pode atingir os testículos de homens adultos e adolescentes. Nestes casos, podem ocorrer problemas de fertilidade.
- A pessoa que já teve caxumba uma vez na vida, já está imunizado para a vida toda. A não ser que tenha desenvolvido apenas de um lado do pescoço. Neste caso, poderá desenvolver futuramente, caso tenha novamente contato com o vírus novamente, do outro lado do pescoço.